Categorias
Curiosidades

Cancro: cuidado com alimentos demasiado tostados

Cuidado com alimentos tostados, processados ou cozinhados a altas temperaturas podem causar cancro, e este não é um alerta novo…

A Agência de Normas Alimentares do Reino Unido volta a trazer o tema para o centro das preocupações e não é um alerta novo.

Cuidado com alimentos demasiado tostados

Em 2014: a Ordem dos Nutricionistas emitiu um comunicado em que cita a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) e desataca que o pão, as batatas fritas, algumas papas para bebé e até mesmo o café podem ser potenciadores de cancro. Em causa, está o facto de as temperaturas demasiado elevadas para tostar o pão, torrar o café e fritar as batatas, por exemplo, proporcionarem o desenvolvimento de acrilamida.

Em 2015: um estudo do Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha concluiu que um em cada cinco pacotes de batatas fritas contêm acrilamida, uma substância cancerígena que se forma a partir da água, açúcares e dos aminoácidos quando a confeção do alimento é feita acima dos 120 graus. No mesmo ano, a mesma Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) volta a alertar para o facto de a acrilamida nos alimentos ser uma “preocupação para a saúde pública”, uma vez que existem evidências científicas do impacto que tem no ADN e no aparecimento de cancro.

Em 2016: a Agência de Normas Alimentares do Reino Unido já tinha feito soar o alerta, focando-se nas batatas fritas. À data, foram lançados alguns conselhos e emitidas algumas medidas, contudo, as evidências não param de crescer e um novo alerta voltou a soar.

Embora o risco de cancro não tenha ainda sido ainda comprovado em humanos pela Cancer Research UK, como destaca a BBC, a imprensa britânica dá conta de uma nova chamada de atenção por parte do organismo que regula a qualidade dos alimentos.

A nova campanha pede às pessoas que fritem batatas até que estas fiquem com uma cor dourada e não mais do que isso. Também o pão pode ser torrado, desde que não fique queimado. Além disso, salienta a possível presença de acrilamida em cereais, produtos processados à base de batata, bolachas, biscoitos e snacks vários. As bases de pizza já cozinhadas são também um alimento a ter em atenção, assim como os tubérculos quando cozinhados.

Assar ou fritar batata, batata-doce, beterraba, nabo, patisnaga apenas deve ser feito a uma temperatura controlada, e até que o alimento fique cozinhado e não tostado, como destaca o The Independent.

Seguir as regras de confeção dos alimentos embalados é uma das recomendações da Agência de Normas Alimentares do Reino Unido, que destaca ainda a importância de não armazenar batatas cruas no frigorífico, devendo ser guardadas num local seco e fresco e com temperaturas acima dos seis graus, de forma a que o amido não se altere quando o alimento entrar em contacto com temperaturas elevadas, lê-se na BBC.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *