Bacalhau à Gomes de Sá, receita da lista dos pratos portugueses mais tradicionais, é uma das maneiras preferidas de comer bacalhau cá por casa…
A receita é muito simples, sendo o bacalhau cortado em pequenas lascas e marinadas em leite. Esta é a verdadeira receita de bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor, que foi comerciante de bacalhau no Porto. Mas à várias maneiras de fazer este prato, eu pessoalmente não gosto de fugir à sua maneira original de o fazer, e faço-a muito parecida. Experimentem!
Ingredientes
- 3 postas de bacalhau já demolhado
- 2 chávenas de leite quente
- 8 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 2 cebolas em rodelas finas
- 4 batatas pré-cozidas em rodelas
- pimenta preta q.b.
- 2 ovos cozidos em rodelas
- azeitonas pretas q.b.
- salsa picada q.b.
Preparação
Bacalhau à Gomes de Sá
Em uma panela, dispor as postas de bacalhau e cobrir com água. Levar ao fogo baixo e cozinhar por 10 minutos sem deixar ferver Desfiar, e dispor num pirex, cobrir com o leite e reservar por 1 hora e meia.
Cortar as cebolas às rodelas finas e picar os dentes de alho Levar um tacho ao lume com a cebola, alho e o azeite. Refogar até a cebola estar translúcida.
SUGESTÃO: leia também a receita de bacalhau à Gomes de Sá dourado.
Coloque num pirex que vá ao forno, camadas alternadas de bacalhau, batatas, ovos e cebolada. Repita este processo até terminarem todos os ingredientes.
Regar com azeite, temperar a pimenta e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus por, aproximadamente, 30 minutos.
Retirar do forno, regar com mais azeite (opcional), as azeitonas e polvilhar a salsa.
Servir bem quente.
E saboreie este delicioso prato de bacalhau.
Bom apetite!
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!
2 comentários a “Bacalhau à Gomes de Sá”
Segundo a Lourdes Modesto, que estudou a cozinha tradicional portuguesa, a receita original é um pouco diferente conforme pode confirmar !!!
Viva, tal como é referido aqui esta é a verdadeira receita de bacalhau à Gomes de Sá, tal como a criou o seu inventor, que foi comerciante de bacalhau no Porto. No entanto a Lourdes Modesto pode dizer o contrario apresentando outra versão da receita, não tem problema algum nisso, é a versão dela, como outras que existem…