Categorias
Curiosidades

Alimentos saudáveis que combatem a fadiga

A fadiga pode ser descrita como uma falta de energia física e mental, a alimentação pode ter um papel importante para combater este cansaço…

Dar atenção aos alimentos que colocamos no prato é fundamental, já que a principal função do alimento é fornecer energia ao organismo. Para ter mais disposição, é preciso ingerir quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. Essa é a melhor forma de fornecer energia para as células trabalharem de maneira mais eficiente.

Se o sintoma persistir, é necessário procurar um médico para avaliar sua rotina alimentar, para identificar os fatores que estão desencadeando o quadro de fadiga. Abaixo montamos uma lista de alimentos que ajudam a diminuir a fadiga.

Alimentos que ajudam a combater a fadiga

Água: A água potável é essencial para o funcionamento do corpo. Embora a água não forneça energia na forma de calorias, ela ajuda a facilitar os processos energéticos do corpo, o que é um aumento de energia em si. A desidratação leve pode ocasionar sede, tontura, dores de cabeça, fadiga e sonolência.

Frutos secos e sementes: Os frutos secos e as sementes são alguns dos melhores alimentos para vencer a fadiga e combater a fome. Conseguir uma variedade na sua dieta pode fornecer nutrientes saudáveis ​​e energia Recomenda-se comer versões cruas e sem sal.

Aveia: Um carboidrato de baixo índice glicêmico, o que significa que fornece energia sem aumentar os níveis de açúcar no sangue e também ajuda a aumentar a saciedade. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram a disposição e a função cerebral, diminuindo a fadiga mental.

Bananas: Fruta bastante nutritiva, contêm potássio, fibras, vitaminas e a quantidade perfeita de carboidratos que fornecem um grande impulso de energia natural.

Alface: Alimento rico em lactucina, que é uma substância ajuda a acalmar e melhora a qualidade do sono, o que diminui a sensação de fadiga, e em fosfato, mineral que ajuda a melhorar o ânimo. Também pode ser usado em sucos e nos chás, além das saladas.

Feijão: Leguminosa, rico em vitaminas do completo B, evitando o cansaço, fadiga e aumentando o bem-estar, além de combater a anemia, pois possui ferro, esse nutriente também contribui no transporte eficiente de oxigênio pelo corpo. Possui potássio, zinco e aminoácidos essenciais, como a lisina, que contribuem para aumentar a energia.

Ovos: O ovo é um dos mais alimentos mais completos. Rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A, D, ferro e zinco, o que ajuda a reduzir o cansaço físico e mental, melhora a função cerebral e tem ação antioxidante. Como é fonte de proteína e ferro, aumenta a saciedade e fornece energia por mais tempo. Além disso, possui colina, uma vitamina importante para o cérebro e para produção de energia.

Leite: Fonte de triptofano, melhora a função cerebral e dá sensação de bem-estar. É rico em cálcio, que tem função relaxante e mantém a saúde cardíaca. O leite, assim como os ovos, possui proteínas, nutriente importante para fornecimento de energia. Ao se juntar com algum tipo de carboidrato, desacelera o processo de digestão, fazendo com que a energia seja produzida por tempo prolongado.

Leia também: truque simples para manter as bananas frescas.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *