Categorias
Curiosidades

Conheça melhor o bacalhau fresco sazonal ‘skrei’

A Noruega organiza a partir de hoje a terceira edição da campanha de promoção em Portugal do bacalhau fresco sazonal skrei, pouco conhecido dos portugueses, que são os terceiros maiores consumidores mundiais deste peixe, mas salgado seco…

Este produto sazonal, que apenas está disponível entre fevereiro e abril. ‘Skrei’ é o nome é o nome usado para o Bacalhau do Ártico (‘gadus morhua’) durante o primeiro período do ano. É um bacalhau capturado antes da desova, que acontece nas zonas costeiras da Noruega após uma migração de mais de 1.000 quilómetros contra as correntes das águas frias do Mar de Barents.

Ali chegado, o skrei percorreu sem se alimentar uma distância média diária superior a uma meia maratona, o que o tornou “mais musculado e carnudo” do que o bacalhau fresco convencional, apresentando uma textura “mais firme e rica”, próxima da lagosta.

Atualmente é possível transportá-lo desde a Noruega para países longínquos como Portugal, em apenas cinco dias, pelo que os portugueses já podem consumir este “peixe nobre” da maneira “como tradicionalmente os noruegueses o comem” ou combina-los com as técnicas da gastronomia portuguesa, que “é das melhores do mundo”.

Da língua à cauda

Este peixe é incrivelmente versátil. É também grande e saudável. Por isso, cada bocadinho pode transformar-se numa iguaria deliciosa. O skrei só está disponível de janeiro a abril. Trata-se de um ingrediente incrível que, cozinhado com cuidado, irá fazer as delícias dos apachonados por este prato.

Este peixe tem uma carne muito consistente e suculenta. Para a exibir no seu melhor, evite cozinhá-la demais, estará pronta quando a temperatura central atingir os 38 °C.

SkreiFest (festa do ‘skrei’) no Porto

Este ano, a denominada ‘SkreiFest’ (festa do ‘skrei’) decorre pela primeira vez na cidade do Porto e arranca hoje com uma degustação demonstrativa no Mercado do Bom Sucesso em que participam os ‘chefs’ Rui Martins e António Loureiro (Chefes Cozinheiro do Ano 2016 e 2015, respetivamente).

O skrei é um produto cuidadosamente controlado, e toda a gente envolvida na cadeia de fornecimento tem de aderir a diretivas rígidas. A época do skrei começa em janeiro e dura até ao final de abril. Durante este período, a Patrulha Skrei inspeciona as docas, os centros grossistas e de exportação, e as vendas em toda a Noruega e no estrangeiro.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *